06/09/2019 11h53

Produtos de origem animal de Linhares podem ser vendidos em todo o Estado

Foto: Incaper
A primeira agroindústria incluída no Susaf foi a Queijaria da Fazenda, dos proprietários Djalma Soeiro Filho e Gustavo Dambroz Soeiro Banhos, localizada em Desengano, Linhares.

Queijo, leite e outros produtos de origem animal processados em Linhares podem agora ser comercializados em todo o Espírito Santo. É que o município aderiu ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf).

A conquista é fruto do esforço das equipes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Secretaria de Agricultura de Linhares e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), que gerencia o sistema.

O Susaf tem por objetivo promover a equivalência entre os SIMs e o Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado.

A primeira agroindústria incluída no sistema foi a Queijaria da Fazenda, dos proprietários Djalma Soeiro Filho e Gustavo Dambroz Soeiro Banhos, localizada em Desengano.

A extensionista do Incaper em Linhares, Alessandra Maria da Silva, falou sobre o trabalho, que segundo ela, foi iniciado com o Incaper em 2010, através do Projeto de desenvolvimento da cadeia produtiva do leite por meio da promoção das agroindústrias familiares de Linhares, que teve apoio da Secretaria de Municipal Agricultura.

“O projeto foi encerrado no ano de 2014, e durante o período de execução, buscamos elaborar a legislação do SIM que, até então, não existia no município e prejudicava a formalização das agroindústrias de derivados do leite. O Idaf também foi um parceiro de fundamental importância, especialmente na orientação, treinamento e suporte para a efetivação da adesão do município ao Susaf”, lembrou.

De acordo com a extensionista, o trabalho contou com o envolvimento de muitas pessoas. “Tal status foi alcançado com muito trabalho e dedicação da equipe do SIM de Linhares, especialmente nas pessoas da médica veterinária Marcela Proença Durão e da zootecnista Luiza Forzza, e contou com o apoio especial do secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot”, disse.

“Buscamos construir a legislação de forma participativa, envolvendo os próprios agricultores e agricultoras, e buscando experiências em outros municípios do Estado, como Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins. Foram feitas visitas e reuniões com a Vigilância Sanitária de Linhares, com o Idaf, com a coordenação de agroindústria do Incaper e muitos outros parceiros”, acrescentou.

Parceria de sucesso

O empenho do Incaper, do Idaf e da Prefeitura de Linhares em ajudar o município a se enquadrar no Susaf recebeu o reconhecimento de todo o Estado.

“O trabalho foi tão importante, que fomos semifinalistas no prêmio Inoves em 2013, com o Projeto intitulado ‘Sabores do Leite - de Linhares para o ES’, e selecionados no ano de 2014 com o Projeto ‘Sabores da Terra: orientar para transformar’. Neste último projeto, destacamos a proposta de educação dos agricultores, e não de punição, como forma de atuação do SIM. Essa conduta adotada pela equipe do SIM de Linhares, em parceria com o Incaper, foi fundamental para o sucesso alcançado hoje”, destacou Alessandra Maria da Silva.

Para a extensionista do Incaper, a conquista do Susaf em linhares pode servir de inspiração. “É uma história de parceria, de trabalho sério e persistente que pode motivar outros municípios a realizarem essa importante contribuição para o desenvolvimento das agroindústrias familiares no Espírito Santo”, afirmou.

Sobre o Susaf/ES

Fortalecer os serviços de inspeção de cada município e conferir mais autonomia à gestão municipal para gerenciar as agroindústrias localizadas dentro de seus limites territoriais, ampliando, assim, a comercialização de seus produtos em todo o Espírito Santo. Esses são os principais objetivos do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES).

Para entender melhor o que é o Susaf/ES, quais são seus benefícios, explicar as mudanças na regulamentação após reformulação no decreto que rege o sistema e esclarecer dúvidas quanto à adesão, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) criou um questionário para auxiliar os municípios interessados em compor este sistema.

Qualquer município capixaba que ainda não atenda a todos os requisitos ou esteja com dificuldade na estruturação de seu serviço de inspeção pode solicitar à Gerência Agroindustrial de Pequeno Porte (Geapp) uma auditoria prévia, de caráter orientativo, a fim de contribuir nesse processo.

Texto: Juliana Esteves e Alessandra Maria da Silva, com informações do Idaf e da Prefeitura de Linhares.

Juliana Esteves
juliana.esteves@incaper.es.gov.br